O Programa de Compliance


O Programa de Compliance envolve toda a empresa na missão de assegurar o efetivo gerenciamento do risco de conformidade e o fortalecimento do sistema de controles internos, contribuindo para:  mitigação de riscos nos negócios disseminação da cultura de controles internos e compliance inibição de atos ilícitos redução de perdas financeiras prevenção de danos à reputação.

Função de Compliance:
Integrar as atividades de compliance com as boas práticas de governança corporativa e de gestão de riscos, as quais são parte do cotidiano da SITRAN. 

Ser compliance é submeter-se conscientemente às normas da empresa, ser fiel aos procedimentos recomendados, agir em conformidade com a lei e os bons costumes. Parafraseando o provérbio aludido ao imperador romano Cezar, ser compliance “não basta ser, tem que parecer honesto”.

Objetivos do Compliance:
Transmitir confiança para os fornecedores, parceiros, colaboradores e o mercado em geral, através de ações pautadas na ética, na transparência, e no exercício constante de combate a corrupção, a infração à legislação, e na busca incessante de honrar compromissos e cumprir a função social da iniciativa privada prevista na Carta Magna que é a geração de lucro e a circulação de riqueza. 

Propósito, Missão e Visão

Propósito:

Preservação das atividades, geração de empregos, tributos e circulação de riqueza. 

Missão:

Superar, todos os dias, com iniciativa e criatividade, a expectativa de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e sócios proporcionando serviços de sinalização viária e gerenciamento de trânsito com qualidade através de metodologias operacionais atualizadas.

Visão:

Ser reconhecido pela excelência na prestação de serviços em especial na gestão de trânsito (vias terrestres) com responsabilidade, qualidade e eficiência.

Valores

Ética e integridade :

Determinam nossas condutas Prezamos pela honestidade e probidade, reprimindo os desvios de conduta, apurando e prevenindo violações legais.

Trabalho:

O sucesso e a sorte somos nós que fazemos através de nosso trabalho. 

Lealdade:

Temos satisfação de trabalhar na nossa empresa, cujo crescimento é um ideal de todos, somos defensores da marca SITRAN.

Protagonismo:

Os resultados impulsionam nosso crescimento. Quanto maiores forem os desafios maiores serão nossos esforços para superá-los, o crescimento contínuo da empresa é o nosso maior desafio.

Qualidade:

Todos os nossos processos são padronizados desde o primeiro contato até a entrega final do produto, com isso mantemos o nosso sistema com aprimoramento constante. 

Confiabilidade:

Somos comprometidos com a transparência e a solidez de nossas ações. 

Sustentabilidade:

Pautamos nossas ações levando em conta a proteção ao meio ambiente e o crescimento sustentável. 

Visão Geral do Programa de Conformidade

Prevenção

Para prevenir problemas de conformidade, nos dedicamos a promover uma cultura de ética e integridade.

Detecção

Detectamos possíveis problemas de conformidade de várias maneiras, incluindo testes de Auditoria Interna, monitoramento por meio de nosso programa de análise de conformidade e por nossas Equipes de Controles.

Correção

Avaliamos a causa raiz dos problemas e aprimoramos continuamente nossos controles e processos para minimizar o risco de recorrência. Esse processo é um componente essencial do programa de conformidade da Microsoft e da cultura de mentalidade de crescimento.

Sponsored by Google Chromebooks

Princípios

1 – RESPONSABILIDADE – conscientizar que todos os membros ligados a empresa são responsáveis pelos seus atos. Errou pagou! Por exemplo: um colaborador ou um gestor é advertido do risco de determinada ação, praticada em desconformidade com as regras de compliance e com a legislação, cujo resultado causou danos financeiros e/ou a imagem da empresa. O autor do dano deve assumir a responsabilidade pelo ato.

2 – Independência – o compliance officer deve ter plena liberdade, colaboração e acesso a informações e pessoas no exercício de sua atribuições.

3 – honestidade e lealdade – todos os envolvidos colaboradores, diretores stakeholders devem agir com honestidade e lealdade aos valores e preceitos da empresa.

4 -Transparência – fornecer as informações de modo completo, preciso e claro com a maior isenção possível.

5 – Respeito – não toleramos desrespeito à dignidade, à igualdade, à diversidade e à privacidade das pessoas. O ambiente de trabalho deve ser um local de profissionalismo, em que se respeitam as diferentes culturas e diferentes compreensões de mundo. Do mesmo modo, é exigido respeito às leis e às normas internas da Empresa.

Código de Conduta

Download

Manual de Ações e Monitoramento

Download

Declaração 
.

Download

Mensagem do Diretor Presidente

É com satisfação que lhes apresento o Código de Ética, que tem como objetivo ser um guia norteador de nossas condutas e atitudes.  Este instrumento descrevem as normas do mais elevado padrão de conduta sendo também um modelo de princípios formadores de nossas políticas de governança corporativa a serem praticadas diariamente e para sempre.  

Canal de Denuncia

Mensagem enviada!

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Esperamos responder em até 24 horas.