O Programa de Compliance
O Programa de Compliance envolve toda a empresa na missão de assegurar o efetivo gerenciamento do risco de conformidade e o fortalecimento do sistema de controles internos, contribuindo para: mitigação de riscos nos negócios
disseminação da cultura de controles internos e compliance
inibição de atos ilícitos redução de perdas financeiras
prevenção de danos à reputação.
Função de Compliance:
Integrar as atividades de compliance com as boas práticas de governança corporativa e de gestão de riscos, as quais são parte do cotidiano da SITRAN.
Ser compliance é submeter-se conscientemente às normas da empresa, ser fiel aos procedimentos recomendados, agir em conformidade com a lei e os bons costumes. Parafraseando o provérbio aludido ao imperador romano Cezar, ser compliance “não basta ser, tem que parecer honesto”.
Objetivos do Compliance:
Transmitir confiança para os fornecedores, parceiros, colaboradores e o mercado em geral, através de ações pautadas na ética, na transparência, e no exercício constante de combate a corrupção, a infração à legislação, e na busca incessante de honrar compromissos e cumprir a função social da iniciativa privada prevista na Carta Magna que é a geração de lucro e a circulação de riqueza.
Propósito, Missão e Visão
Valores
Visão Geral do Programa de Conformidade
Prevenção
Para prevenir problemas de conformidade, nos dedicamos a promover uma cultura de ética e integridade.
Detecção
Detectamos possíveis problemas de conformidade de várias maneiras, incluindo testes de Auditoria Interna, monitoramento por meio de nosso programa de análise de conformidade e por nossas Equipes de Controles.
Correção
Avaliamos a causa raiz dos problemas e aprimoramos continuamente nossos controles e processos para minimizar o risco de recorrência. Esse processo é um componente essencial do programa de conformidade da Microsoft e da cultura de mentalidade de crescimento.
Princípios
1 – RESPONSABILIDADE – conscientizar que todos os membros ligados a empresa são responsáveis pelos seus atos. Errou pagou!
Por exemplo: um colaborador ou um gestor é advertido do risco de determinada ação, praticada em desconformidade com as regras de compliance e com a legislação, cujo resultado causou danos financeiros e/ou a imagem da empresa. O autor do dano deve assumir a responsabilidade pelo ato.
2 – Independência – o compliance officer deve ter plena liberdade, colaboração e acesso a informações e pessoas no exercício de sua atribuições.
3 – honestidade e lealdade – todos os envolvidos colaboradores, diretores stakeholders devem agir com honestidade e lealdade aos valores e preceitos da empresa.
4 -Transparência – fornecer as informações de modo completo, preciso e claro com a maior isenção possível.
5 – Respeito – não toleramos desrespeito à dignidade, à igualdade, à diversidade e à privacidade das pessoas. O ambiente de trabalho deve ser um local de profissionalismo, em que se respeitam as diferentes culturas e diferentes compreensões de mundo. Do mesmo modo, é exigido respeito às leis e às normas internas da Empresa.
Mensagem do Diretor Presidente
É com satisfação que lhes apresento o Código de Ética, que tem como objetivo ser um guia norteador de nossas condutas e atitudes. Este instrumento descrevem as normas do mais elevado padrão de conduta sendo também um modelo de princípios formadores de nossas políticas de governança corporativa a serem praticadas diariamente e para sempre.